Pra nós, #motolovers , viagem de moto é sempre um prazer.
Olá Motolover!
Férias chegando e você não vê a hora de tirar uns dias de descanso e quem sabe viajar. Se você deseja pegar a sua moto e aproveitar esses dias, você precisa ler este conteúdo.
Planejar uma viagem e pegar a estrada em duas rodas é um dos grandes prazeres na vida de um motociclista. Sentimos o vento no rosto, aproveitamos a paisagem e toda a sensação de aventura que uma viagem de moto nos proporciona. Mas para ter uma viagem tranquila e segura, alguns cuidados são essenciais para deixar seu passeio divertido e sem dores de cabeça.
Por isso, separamos algumas dicas para você viajar de moto tranquilo e com toda a segurança! Confira agora!
#1) Faça uma revisão na moto
É preciso verificar todas as condições elétricas e mecânicas da moto antes de meter o pé na estrada. Assim, fazer uma revisão com antecedência vai garantir que sua moto esteja em plenas condições de fazer a viagem.
#2) Cuidado com os pneus!
Avalie o estado dos pneus e se estão ideais para o percurso da viagem. Na verdade, essa é uma das dicas mais importantes, pois pneus muito novos vêm com uma camada de proteção escorregadia que só melhora após rodar alguns quilômetros. Observe atentamente isso!
#3) Atenção com o sistema de transmissão
Todo motociclista deve conhecer muito bem sua máquina, especialmente se planeja pegar a estrada. Por isso, saiba se a sua moto é equipada com eixo cardan, corrente e correia dentada. É extremamente importante que todos estejam em perfeitas condições para dar mais estabilidade e segurança. A atenção deve ser dobrada principalmente para o eixo cardan e a corrente que devem ser lubrificados antes de viajar e até mesmo durante a viagem.
#4) Sistema elétrico
Se a moto já tem alguns bons quilômetros rodados, não podemos deixar que uma luz importante falte à noite na estrada. O ideal é ser precavido e levar fusíveis e lâmpadas reservas para o passeio. Dessa maneira, não ignoramos qualquer risco de acidente.
#5) Bagagens para viagem de moto
Evite sempre bagagens muito pesadas, levando itens que não são necessários. A moto é muito sensível às variações de carga e pode se tornar instável se você exagerar no peso que está levando. Deixe a bagagem bem presa ao viajar de moto. Para isso, recomendamos instalar alforges ou malas laterais que facilitam o transporte.
#6) Equipamentos
Temos que pensar em segurança e conforto pra pilotar, se quisermos férias fantásticas. Botas resistentes, capacete, luvas, calças impermeáveis e jaquetas com protetores são exemplos de itens fundamentais para se levar. Basicamente, estamos falando de equipamentos que dão segurança e conforto térmico. Leve isso em consideração, especialmente em longas viagens.
#7) Deixe o tanque cheio!
Tente sempre manter o tanque da moto cheio para evitar o risco de pane seca na máquina. Ao planejar uma viagem de moto, é interessante verificar todos os pontos de paradas para abastecimentos – ninguém quer passar sufoco no meio da estrada sem combustível. Não é mesmo!?
#8) Leve um kit de ferramentas
Como diz o ditado, o seguro morreu de velho! Sabemos que imprevistos podem acontecer ao longo da viagem de moto e é importante saber lidar com uma situação não planejada. Um kit de ferramentas básicas pode ser de grande ajuda para algum reparo de emergência. Portanto, deixe sempre um espaço reservado às ferramentas que podem salvar sua ride.
Agora é com você!
Coloque em prática essas dicas, tenha preferência por viajar com boa luminosidade e não se esqueça de todos os documentos para ter uma viagem de moto tranquila!
Tem mais alguma dica? Conte pra gente qual é. Se tiver uma história por trás da sua dica, não deixe de compartilhar e assim ajudar a todos os motolovers.
Uma excelente viagem pra você!
Um abraço!
Equipe KM Motos